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A importância das placas de sinalização

January 11, 2018

 

Placas de sinalização bem elaboradas podem ajudar a evitar acidentes:

 

Shoppings, hospitais, supermercados e outros empreendimentos que recebem muitas pessoas diariamente costumam ter sinalização clara e eficiente, como orientação para banheiros, elevadores, escadas rolantes e estacionamento, por meio de placas. Tudo isso faz parte da comunicação visual, que, num aspecto geral, pode utilizar imagens, gráficos, signos e desenhos para expressar uma ideia. Nos condomínios, tanto residenciais quanto comerciais ou mistos, também é preciso (e em alguns casos, obrigatório) instalar placas com orientação para condôminos e visitantes.

 

A comunicação voltada para a segurança deve atender à Norma Regulamentadora 26. A função dessa norma é identificar, por exemplo, quais as cores das placas de segurança utilizadas em estabelecimentos ou locais de trabalho, indicar e advertir sobre riscos existentes, identificar equipamentos de segurança, delimitar áreas, identificar tubulações empregadas para a condução de líquidos e gases, entre outros. Tudo deve estar dentro das normas técnicas oficiais.

Muitas vezes, acidentes e lesões podem ser evitados com a simples colocação de uma placa com os avisos “cuidado piso molhado”.

 

A sinalização de segurança é classificada em quatro tipos, de acordo com as áreas em que são aplicadas e a mensagem que transmitem:

  • Sinais de obrigação: indica a necessidade do uso de EPIs para evitar acidentes de trabalho;

  • Sinais de perigo: obrigatórios para que haja cautela, precaução ou que o local seja evitado. São as placas com informação de “área restrita”, “risco de contaminação”, “alta tensão”, “risco de quedas de objetos”, entre outras mensagens;

  • Sinais de aviso: indica sobre atitudes perigosas que não devem ser realizadas no local. Normalmente são usados símbolos como indicação de material inflamável e radioativo;

  • Sinais de emergência: são placas que falam sobre saídas de emergência, rotas de fuga e equipamentos de emergência. Elas guiam as pessoas para a direção correta e ajudam a resolver os problemas de forma mais imediata.

 

Placas de sinalização fotoluminescentes - Saída de emergência:

 

As placas fotoluminescentes estão presentes em indústrias, comércios e edifícios residenciais e são excelentes ferramentas para sinalizar locais em situações de emergência, em locais com cortes de energia, por terem durabilidade de até 30 horas.

 

Para sinalizar rotas de fuga, auxiliar na localização e extintores, as placas fotoluminescentes são sinônimo de segurança para indicar onde se encontram hidrantes e também portas de saída.

As placas fotoluminescentes não se restringem apenas a grandes ambientes, esses produtos são de obrigatórios em locais pequenos como escolas, bares, mercados, bancos, restaurantes, cinemas e outros estabelecimentos que necessitem de sinalização adequada para direcionar funcionários e terceiros em casos de necessidade de evacuação do local.

 

No caso de incêndios, por exemplo, as placas de sinalização sobre a localização de hidrantes e saídas mais podem salvar vidas e também evitar danos patrimoniais às empresas.

 

Como deve ser feita a sinalização:

 

As sinalizações de obstáculos e locais perigosos precisam ser bem localizadas para que o trabalhador já tenha consciência do ambiente que o espera a seguir, enquanto as sinalizações de incêndio devem estar localizadas em locais próximos aos extintores.

Locais como canteiros de obras, apresentam inúmeros tipos de riscos como quedas e máquinas circulando e que precisam do máximo de cuidado para evitar o acontecimento de acidentes.


Prestadores de serviços que podem realizar esta tarefa:

  • Zelador: Profissional deve zelar pelo andamento das atividades no condomínio. Ele é o líder dos outros funcionários alocados, que devem, ao zelador, prestar contas sobre suas funções.

  • Manutenção: Profissional com conhecimentos em elétrica, hidráulica, pintura e alvenaria para manter a organização e a conservação do condomínio e/ou empresa;

  • Serviços gerais: Atua com higienização e conservação de ambiente, utiliza de materiais e produtos específicos, auxiliando na limpeza e conservação.

 

Oferecemos as melhores soluções de acordo com cada necessidade, proporcionando total segurança e cuidado, com o objetivo de caminhar lado a lado com o cliente, permitindo-o dedicar seu tempo e sua atenção aos negócios da empresa/condomínio. Ao terceirizar com a Focco, você recebe profissionais treinados e orientados para realizar o trabalho da melhor maneira. 

 


 

 

 

 

 

 

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