Mês da Recepcionista

July 7, 2017

      

    O primeiro contato dos clientes com uma organização dá-se através da recepção, portanto, os recepcionistas são como a porta de entrada de uma empresa, tendo o papel de fidelizar os clientes, porém, se não souberem agir, podem levar ao efeito contrário, e fazer a empresa perdê-los. Assim, o recepcionista tem um papel estratégico.

 

    Algumas tarefas desenvolvidas pelos recepcionistas são: informar, conduzir, orientar, encaminhar e filtrar informações. Esse profissional deve fazer um trabalho que contribua para o bom relacionamento entre os clientes externos e internos, atuando como uma ponte entre eles. Um bom recepcionista, que age com cordialidade e simpatia, tem comprometimento, e mantém a discrição em seu trabalho, é uma peça chave para o sucesso de uma empresa.

 

    A Focco preza por profissionais capacitados para exercer sua função, de modo que agrade nossos clientes. Terceirizando recepcionista com a Focco você têm a garantia de ter um profissional qualificado, treinado e capacitado para sua empresa. Para a Focco as principais competências de uma recepcionista são:

 

Cordialidade e paciência:

 

O bom humor e a simpatia são as principais características que toda recepcionista deve ter. Muitas vezes, com apenas um sorriso e um simples “bom dia” é possível quebrar o gelo daquele cliente que chega mal humorado, fortalecendo e potencializando o relacionamento entre cliente x empresa.

Existem situações também que, a recepcionista precisa ser bastante paciente e manter a postura, pois problemas sempre surgem. Ela deve saber como se portar e agir, além de ser capaz de contornar as demandas mais complexas, sem perder a compostura e passando credibilidade.

 

Aparência:

 

A recepcionista é vista por um grande número de pessoas diariamente. A higiene e a boa apresentação pessoal contribuem para passar a todos uma boa imagem da empresa.

O ideal é estar com as unhas limpas, o cabelo arrumado e, caso o uniforme não seja fornecido, as roupas devem ser bem passadas e discretas. Deve-se lembrar que a recepcionista é a porta de entrada da empresa, e que a forma de se vestir deve ser de acordo com a cultura empresarial.

 

Boa comunicação:

 

Essa profissional costuma atender inúmeras ligações, responder e-mails e ainda atender demandas dos próprios clientes ou até de outros funcionários.

Por isso, a capacidade de comunicação da recepcionista deve estar bem desenvolvida. Essa regra vale tanto para a fluência verbal quanto a escrita. Ela deve ser capaz de interpretar e repassar as informações recebidas com objetividade, não deixando assuntos ou opiniões pessoais interferirem.

Nada mais negativo do que tratar clientes ou fornecedores de forma coloquial e sem profissionalismo. Possíveis mal-entendidos oriundos de uma falha na comunicação podem gerar um impacto negativo no ambiente da empresa.

 

Atenção e organização:

 

Uma recepção não pode ter uma pilha de papéis jogados na mesa. É preciso zelar pelo ambiente de trabalho. Manter a mesa organizada e limpa, prestar atenção aos formulários, controlar agendas e ainda atender ao público exige destreza.

A função exige multitarefa, ou seja, fazer várias coisas ao mesmo tempo. Sem a devida organização, o trabalho pode não ter o resultado esperado e ainda gerar erros.

 

 Entre as tarefas de responsabilidade do Recepcionista estão:

• Recepcionar / controlar visitantes; 

• Organizar a agenda de colaboradores e diretores;

• Realizar e transferir ligações internas e externas;

• Registrar informações;

• Responder perguntas gerais sobre a organização ou direcionar as perguntas para outros funcionários qualificados a responder;

• Cuidar da climatização e iluminação do local.

 

    Uma boa recepcionista é, sem dúvida, um dos alicerces para o sucesso do negócio. Portanto, investir na contratação e treinamento que a Focco oferece, de uma profissional é indispensável para alcançar uma rotina mais produtiva.

 

    A Focco desenvolve profissionais, orientas e treina, respeitando sempre as leis trabalhistas, fiscais e ambientais.

 

 

 

 

 

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